TOP 5: Documentários sobre Gastronomia

by - quarta-feira, abril 10, 2019


No post de hoje vamos falar sobre documentários de gastronomia. Procurei cinco documentários que além de serem muito bons são de fácil acesso, pois todos são possíveis encontrar na Netflix. 
Estudar gastronomia é uma das minhas maiores paixões, e além de livros os documentários ajudam muito na busca de conhecimento, e através deles somos levados a lugares incríveis, onde podemos conhecer culturas diferentes, aprender novas técnicas e conhecer novos produtos e receitas.
Espero que vocês gostem das minhas indicações de documentários e se aprofundem mais na busca em conhecer o universo gastronômico.

Chef's Table 



Chef's table é uma série documental com 6 temporadas até o momento, onde em cada episódio é retratado a vida e carreira dos chefs mais renomados do mundo. 
A série mostra a influência da tradição, das situações econômicas e até de desastres naturais na história da gastronomia.

Meus episódios preferidos são: 1x1 Massimo Bottura, 2x2 Alex Atala, 3x5 Tim Raue, 5x4 Albert Adrià e 6x2 Dario Cecchini.

The mind of a chef 



The Mind of a chef é produzido e narrado por Anthony Bourdain. Atualmente são 6 temporadas, cada uma com 16 episódios, onde retrata de forma profunda a vida, origem, formação e inspiração de 6 chefs pelo mundo. Uma imensidão de conhecimento e sabores. 

Sal, Gordura, Acidez e Calor




Sal, gordura, acidez e calor é um documentário dividido em quatro episódios. É apresentado por Samin Nosrat (na qual eu já quero ser melhor amiga rs) onde ela viaja para um lugar diferente em cada episódio e retrata o cozinhar como uma coisa simples e bela, que é possível ser feita em restaurantes e em casa.
Meu episódio preferido  é o primeiro, onde ela viaja para a Itália (país que eu amo e moro recentemente) e fala sobre o azeite, mostrando desde a produção do mesmo até receitas simples e incríveis. 

Massimo Bottura: Teatro da vida



Massimo Bottura é um dos chefs que eu mais admiro a história e trabalho. Em teatro da vida o chef fala sobre como desperdiçamos alimentos diariamente, principalmente na área profissional de cozinha, e por este motivo ele organiza em Milão uma maneira de melhorar isso. Ele com a ajuda de outros chefs da região e do mundo fundou o Refettorio Ambrosiano, onde produz diariamente refeições para os moradores de rua ou de baixa renda, oferendo a eles uma comida digna de estrela Michelin com ingredientes que seriam descartados. 

King Georges 



Este documentário retrata a vida do chef George Perrier, fala sobre a sua trajetória ao longo dos anos e de como ele precisou se reinventar para manter o seu restaurante Le Bec-Fin fundado em 1970 na Filadélfia.

Espero que vocês assistam esses documentários e muitos mais outros, aliás, se tiver algum documentário, série ou filme que vocês indiquem ou queiram que eu fale sobre, deixe nos comentários!

Eu me apaixono cada vez mais por gastronomia cada vez que sento e estudo sobre. 

You May Also Like

18 comentários

  1. ahhh eu adoro esse tipo de documentario/programa! adorei ver suas indicações por aqui!

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  2. eu adoro esses tipos de programas e documentários, apesar de são saber fritar um ovo, e de passar longe de ter essas cozinhas invejáveis desse povo kkkk.
    bjsbjs

    ResponderExcluir
  3. Também adoro assistir a vídeos sobre o assunto.
    Passo hoooras assistindo canais culinários no YouTube.
    Mas não sabia que no Netflix tem docs sobre isso.
    Vou procurar pra assistir.

    Obrigada pela dica!

    Beijos, Laila
    www.muraldabeleza.blogspot.com.br
    www.facebook.com/blogmuraldabeleza
    www.instagram.com/muraldabeleza

    ResponderExcluir
  4. Eu amo programas como o "Master Chefe" sabe? ❤ Falou de comida, estou dentro! 😂 Não tinha conhecido ainda esses documentarios, eles parece em ser bem bons! ❤

    ResponderExcluir
  5. Não assisti nenhum e já tô doidaaa pra ver esses! Eu amo programas assim (aprendi com meu pai) ♥

    ResponderExcluir
  6. que legal que você gosta de gastronomia, eu me arrisco por que é o jeito rsrs
    qualquer dia desses vou dar uma olhada nos documentarios que tem na netflix, vai que eu também me intereço ne kkk

    ResponderExcluir
  7. Olá,

    Nunca tinha ouvido falar desses documentários, mas achei muito interessantes.
    Eu amo documentários e acho que gostaria de ver esses sobre culinária. Gostei desse último, que retrata a vida do chef Geroge Perrier... fiquei interessada em assistir.

    Grande beijo,
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  8. Que máximo! Eu nem imaginava que existiam documentários sobre o assunto. Adorei teu post, principalmente porque vc me possibilitou compartilha-lo com a minha irmã. Ela vai adorar, acho.
    Obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
  9. ja vou indicar p minha irma
    ela ama gastronomia

    ResponderExcluir
  10. Que ótimas dicas para quem gosta de ver documentarios gastronomicos. Boa pedida!

    ResponderExcluir
  11. Também gosto muito de gastronomia e já assisti alguns episódios do Chef's Table, que por sinal é ótimo. Vou conferir os outros da sua listinha.

    ResponderExcluir
  12. Adorei as indicações. Não sou muito fã de cozinha. kkkk Mas me arisco em algumas coisas.
    www.vidadeblogueira.com

    ResponderExcluir
  13. Eu gosto de gastronomia e culinária... Adoro cozinhar e às vezes assisto as receitas que ensinam nesses programas... Nem sempre consigo fazer funcionar... Mas tento quando acho que pode ser interessante!

    ResponderExcluir
  14. Ai, socorro, eu amei essas dicas. Eu adoro programas culinários, até porque eu adoro cozinhar e tenho um sonho frustrado de não ter feito gastronomia haha
    Não sabia que a Netflix tava com documentários sobre o tema e já to querendo assistir. Vou me jogar neles no feriadão. Beijos
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  15. Olá,

    Ainda não conhecia nenhum desses documentários, mas já anotei a dica de todos eles. Sou a louca dos programas de cozinha e sempre amo ver qualquer coisa que envolva esse universo. Então, já amei as dicas.
    Em breve assisto e quero debater sobre eles hahaha Amei o post!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Não conhecia esses documentários, mas fiquei interessada, gosto muito.

    ResponderExcluir
  17. Eu gostei demais do teu post, inclusive vou deixar ele aberto aqui para poder conferir essas dicas. Gosto de cozinhar, e de cultura e viagem, e acho que tua lista tem um combo de tudo isso. Post maravilhoso! Abraços!

    ResponderExcluir
  18. Que bacana, não conhecia nenhuma, gostei da 3°, vou procurar no netflix

    ResponderExcluir