Conheça o Cupuaçu

by - sexta-feira, janeiro 04, 2019


Legitimamente brasileiro, originário da Amazônia, é bastante utilizado como matéria-prima de cosméticos como, shampoo, hidratantes, condicionadores, e máscaras para o cabelo. Na culinária é bastante conhecido pelo seu gosto exótico e suas propriedades anti-inflamatórias.
Riquíssimo em Vitamina C, fazendo dele ótimo para a firmeza da pele (está aí o uso nos cosméticos), também combate os radicas livres (assunto para outro post) que causam o envelhecimento precoce.
Com pouca quantidade ingerida dessa fruta rapidamente se sentirá saciado, pois é rico em fibras, o que também ajuda na regulação do intestino.

Excelente para perda de peso pois ajuda na regulação da função metabólica, em alguns lugares, como Estados Unidos por exemplo, ele é vendido em capsulas para ajudar em tal função. Isso se deve também à sua grande quantidade de vitamina C que, com suas quantidades reguladas no corpo a quantidade de cartinina (uma molécula já produzida pelo organismo, especificamente no fígado e rins, e estocada nos músculos, sua função é especialmente auxiliar a transformação de gordura em energia). Fornece boa energia, sendo comparado ao açaí, com o benefício de não conter cafeína, pois a cartinina transforma gordura em energia. Também combate, com uma ingestão regular, a fadiga e inflamações.
O cupuaçu pode ser consumido de várias maneiras. Suas sementes podem ser refinadas do mesmo modo que fazem com o cacau, e podem ser adicionadas em algumas bebidas, mas vocês sabiam que existe o chocolate, ou melhor, cupulate de cupuaçu?
É um produto totalmente orgânico, pois não são acrescentados flavorizantes e aromatizantes em sua composição, como no chocolate. O cupuaçu tem polpa e semente maiores, o que aumenta o tempo de fermentação e secagem. Por isso, o cupulate leva um pouco a mais de tempo para ser produzido do que o chocolate tradicional. Por outro lado, há a preservação do sabor da fruta, o que não acontece com a versão de cacau. Pode ser encontrado em barra, bombons e até como ingrediente de cafés e cervejas artesanais!

You May Also Like

12 comentários

  1. Oi Luana! Amo cupuaçu e lamento não ser da minha região, aqui só achamos a poupa congelada. Tive o privilégio de conhecer essa poderosa fruta em Vilhena - Rondônia. Adoro a poupa batida com leite, pra mim não tem melhor. É super nutritiva mesmo, deu muita vontade de tomar uma vitamina de cupuaçu agora, kkkk. Bjokssss!😘😘😘

    ResponderExcluir
  2. Não curto muito cupuaçu, mas depois desse post certamente vou dar uma chance a ele haha. Adorei a dica. Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Acho que nunca cheguei a experimentar, mas fiquei bastante curiosa. Adorei saber mais sobre através do seu post.

    Beijos,
    Letícia do Garota Perdida nos Livros

    ResponderExcluir
  4. nossa é mesmo muito bom! eu amo creme de cupuaçu com açai

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  5. Amo cupuaçu aqui na minha terra linda é o que mais tem. Adoro doce de cupu, creme de cupu <3

    www.atrasdorimelblog.com

    ResponderExcluir
  6. Eu já saboreei um sorvete de cupuaçu, nunca tinha visto! Muito bom!

    ResponderExcluir
  7. Acho o cupuaçu delicioso, mas não imaginava que tinha tantos benefícios e utilidades

    ResponderExcluir
  8. Não sabia que dava pra fazer chocolate a partir do cupuaçu.
    Eu gosto da calda em doces. Acho delicioso!

    Beijinhos,
    Aline Magalhães
    Alineland

    ResponderExcluir
  9. Nunca comi a fruta propriamente dita, mas conheço o sabor por causa justamente das trufas e dos chocolates. Tem um sabor realmente exótico e confesso que eu desconhecia todos os benefícios dele.
    Muito bom o teu post!

    ResponderExcluir
  10. Ele é poderoríssimo e eu morro de vontade de comprar uma manteiga dele pura, mas ainda não consegui investir!!!

    ResponderExcluir