Tecnologia do Blogger.
    • Home
    • Categorias
      • Gastronomia
      • Receitas
      • Restaurantes
      • Viagens
      • Nutrição
      • Resenhas
    • Contato

Páginas

facebook instagram

Blog Luana Martini

Hoje vamos falar sobre uma das mais famosas especialidades italianas do mundo, que muitos chamam, com razão, de uma espécie de "fast food italiano". A pizza tem uma preparação simples, mas uma longa história, e muitos são os tipos que encontramos em nossas mesas: as mais famosas são a pizza romana e a pizza napolitana.


A pizza é uma comida extremamente simples, para a preparação de sua massa você precisa de poucos ingredientes: farinha, água, fermento e sal. Normalmente, quando falamos de pizza, pensamos imediatamente em Nápoles, onde na verdade nasceu a pizza redonda clássica que todos conhecemos. Obviamente, ao longo dos anos, a pizza evoluiu para muitas variações regionais, incluindo a igualmente famosa pizza romana. Como sempre nestes casos, surgiu a questão: melhor pizza romana ou napolitana? Obviamente não há melhor ou pior, pois ambos representam a excelência dos fabricantes de pizza italianos e, como sempre, tudo depende do gosto pessoal, como deveria ser. Hoje vamos nos limitar a listar as principais diferenças entre pizza napolitana e pizza romana, deixando-lhe o prazer de experimentá-las e decidir.

PIZZA NAPOLITANA


A pizza napolitana é uma pizza redonda com essas características:
  • Tem uma massa muito macia (em média, é 70% de água).
  • Espessura da massa muito fina.
  • Tem uma borda alta e macia (chamada cornija) graças ao ar que é incorporado durante o processamento da massa.
  • Sua massa clássica não inclui nenhum tipo de gordura adicionada (somente água, farinha, fermento e sal).
  • É feita exclusivamente em forno a lenha, a altas temperaturas e por um tempo muito curto (50-90 segundos), de modo que a massa permanece muito macia.


Você certamente vai se surpreender com o fato de que, de acordo com a mais estrita tradição, a verdadeira pizza napolitana é apenas de dois tipos: Pizza Marinara: coberto com tomate, alho, orégano, óleo EVO Pizza Margherita: coberto com tomate, mussarela de búfala em cubos, manjericão e azeite.

PIZZA ROMANA



A pizza romana é uma pizza muito popular, especialmente no centro da Itália, e tem essas características:
  • Tem uma textura muito crocante (é frequentemente chamada de "scrocchiarella").
  • Tem uma borda baixa e extremamente friável.
  • Sua massa é preparada com farinha de trigo mole, água, fermento, sal e azeite , em proporções que a tornam muito consistente.
  • O disco da pizza romana, precisamente por causa da consistência de sua massa, geralmente é espalhado com um rolo (a pizza que é girada por fabricantes de pizza acrobáticos é napolitana, como sua massa mais macia permite).
  • Seu cozimento é mais longo do que o napolitano, apenas para permitir que o forno o seque e o torne mais crocante.
De acordo com os livros de receitas clássicas, a tradicional pizza romana deve ser temperada com tomate, mussarela, anchovas dessalgadas, manjericão desfiado, queijo pecorino e pimenta.


Share
Tweet
Pin
Share
9 comentários

No post de hoje vamos falar sobre documentários de gastronomia. Procurei cinco documentários que além de serem muito bons são de fácil acesso, pois todos são possíveis encontrar na Netflix. 
Estudar gastronomia é uma das minhas maiores paixões, e além de livros os documentários ajudam muito na busca de conhecimento, e através deles somos levados a lugares incríveis, onde podemos conhecer culturas diferentes, aprender novas técnicas e conhecer novos produtos e receitas.
Espero que vocês gostem das minhas indicações de documentários e se aprofundem mais na busca em conhecer o universo gastronômico.

Chef's Table 



Chef's table é uma série documental com 6 temporadas até o momento, onde em cada episódio é retratado a vida e carreira dos chefs mais renomados do mundo. 
A série mostra a influência da tradição, das situações econômicas e até de desastres naturais na história da gastronomia.

Meus episódios preferidos são: 1x1 Massimo Bottura, 2x2 Alex Atala, 3x5 Tim Raue, 5x4 Albert Adrià e 6x2 Dario Cecchini.

The mind of a chef 



The Mind of a chef é produzido e narrado por Anthony Bourdain. Atualmente são 6 temporadas, cada uma com 16 episódios, onde retrata de forma profunda a vida, origem, formação e inspiração de 6 chefs pelo mundo. Uma imensidão de conhecimento e sabores. 

Sal, Gordura, Acidez e Calor




Sal, gordura, acidez e calor é um documentário dividido em quatro episódios. É apresentado por Samin Nosrat (na qual eu já quero ser melhor amiga rs) onde ela viaja para um lugar diferente em cada episódio e retrata o cozinhar como uma coisa simples e bela, que é possível ser feita em restaurantes e em casa.
Meu episódio preferido  é o primeiro, onde ela viaja para a Itália (país que eu amo e moro recentemente) e fala sobre o azeite, mostrando desde a produção do mesmo até receitas simples e incríveis. 

Massimo Bottura: Teatro da vida



Massimo Bottura é um dos chefs que eu mais admiro a história e trabalho. Em teatro da vida o chef fala sobre como desperdiçamos alimentos diariamente, principalmente na área profissional de cozinha, e por este motivo ele organiza em Milão uma maneira de melhorar isso. Ele com a ajuda de outros chefs da região e do mundo fundou o Refettorio Ambrosiano, onde produz diariamente refeições para os moradores de rua ou de baixa renda, oferendo a eles uma comida digna de estrela Michelin com ingredientes que seriam descartados. 

King Georges 



Este documentário retrata a vida do chef George Perrier, fala sobre a sua trajetória ao longo dos anos e de como ele precisou se reinventar para manter o seu restaurante Le Bec-Fin fundado em 1970 na Filadélfia.

Espero que vocês assistam esses documentários e muitos mais outros, aliás, se tiver algum documentário, série ou filme que vocês indiquem ou queiram que eu fale sobre, deixe nos comentários!

Eu me apaixono cada vez mais por gastronomia cada vez que sento e estudo sobre. 

Share
Tweet
Pin
Share
18 comentários

Hoje no críticas da Lu eu vou falar sobre o restaurante @cocobambucampinas.

Estive no Coco Bambu no final do ano passado para comemorar a minha formatura. Estávamos em cinco pessoas.

Abaixo, uma citação retirada do site do restaurante para dar uma introdução sobre a rede.

Considerado o maior e melhor restaurante do Brasil, com especialidade em frutos do mar, o Coco Bambu possui um amplo e variado cardápio, com comidas e bebidas deliciosamente diferenciadas, feitas com ingredientes frescos da mais alta qualidade. Os pratos são bem servidos e toda essa excelência é apresentada a preços acessíveis.
Nossas unidades são amplas, possuem decoração rústica e elegante, oferecendo aos nossos clientes um ambiente sofisticado e aconchegante.

Agora, abaixo a minha opinião sobre este restaurante.

  • Atendimento: fomos muito bem atendidos, os garçons eram bem cordiais e prestativos. Estávamos com dúvida sobre a entrada e ele foi paciente em nos apresentar algumas opções. Esse dia estávamos lá para comemorar a minha colação de grau e eu comentei isso com o garçom, e no final ele me surpreendeu com um bolinho para me desejar os parabéns.

  • Ambiente: o lugar é lindo, sem palavras. Tudo muito limpo e organizado. Havia música ao vivo no dia em que fomos, muito agradável.

  • Apresentação: os pratos são bem apresentados. O prato que escolhemos esse dia foi porque vimos ele em uma mesa na última vez que fomos ao restaurante, então realmente é algo que da vontade de comer com os olhos.


  • Pratos: de entrada escolhemos o couvert especial que consistia em uma cesta de pães (torradas e pão de queijo), caponata de berinjela, ceviche de salmão, camarões ao molho pesto, salada caprese e tomate e alho assado. A entrada foi bem servida e estava fantástico! O sabor de todos os componentes eram marcantes e bem temperados. 
  • Prato principal nós escolhemos o camarão internacional, um dos mais pedidos da casa. É um arroz cremoso com ervilhas , presunto, camarões e molho branco. Gratinado com mozarela e finalizado com batata palha. É um prato bem servido, no cardápio falava que era para quatro pessoas mas estávamos em cinco e sobrou um pouco. Os elementos do pratos conversam muito bem entre sim, é suave e agradável. 
  • Da para perceber em todos os pratos que os ingredientes são frescos (principalmente o camarão que é o carro chefe da casa) e de boa qualidade, o que colabora para o sabor final do prato.
  • Não pedimos sobremesa nesse dia.


  • Custo benefício: a entrada foi R$59,90 e o prato principal que serviu cinco pessoas foi R$129,90. Não da para falar que é um restaurante barato, porém o conjunto do ambiente + comida de qualidade faz valer a pena. É um custo benefício aceitável.

  • Nota e conclusões finais: nota 10 ! Não poderia dar menos que 10, foi um dia muito feliz para mim e a experiência fechou o dia com chave de ouro. E se vale de dica, o atendimento colabora com 80% ou mais dessa experiência.


E ai, vocês conhecem essa rede de restaurante? Se sim, comente abaixo a experiência de vocês, vou adorar saber sobre outros pontos de vista.

Share
Tweet
Pin
Share
19 comentários

Em Janeiro de 2018 eu estive visitando o centro histórico de Paraty no Rio de Janeiro pela terceira vez e como sempre me encantei por esse lugar marcado na história do nosso país.

O centro histórico é considerado pela UNESCO como "o conjunto arquitetônico colonial mais harmonioso" é Patrimônio Nacional tombado pelo IPHAN.

Andar pelo centro histórico é como voltar ao tempo e poder apreciar as lindas construções presentes ali. 

Hoje em dia essas construções deram espaço para lojas e restaurante, mas ainda assim mantendo a sua estrutura original.

Entre os restaurante presentes no centro histórico eu tenho um para indicar, que é o 'La Dolce Vitta', especializado em comida italiana.

Vou deixar abaixo um vídeo que eu fiz mostrando um pouco sobre o restaurante e sobre a beleza deste lugar que é indispensável para quem estiver passando pela cidade. 


Share
Tweet
Pin
Share
24 comentários

Uma das mensagens que mais recebo por direct no instagram é de como fazer risoto, e hoje vou ensinar a vocês o passo a passo dessa receita que é deliciosa e diferente do que muitos pensam, também é muito fácil.

Antes de ler este post, eu recomendo você a ler Fundos na Gastronomia e Tipos de arroz para risoto. 

Risoto Básico
Ingredientes:


1 colher de sopa de azeite
1/2 cebola pequena cortada em cubos
1 xícara de arroz arbório
1/2 xícara de vinho branco seco
700ml de fundo de legumes aproximadamente (Ver receita do fundo aqui )
50g de parmesão ralado 
1 colher de sopa de manteiga 
Sal e pimenta do reino a gosto


Modo de preparo:

Mantenha o fundo de legumes em fogo baixo durante a preparação do risoto, o fundo estar quente é essencial para esse preparo.

 
Em uma panela refoque a cebola no azeite.


Adicione o arroz e misture com a cebola e o azeite, até incorporar bem por todos os grãos.


Em seguida adicione o vinho branco e mexa até reduzir. Lembrando que o álcool evapora, por tanto sua preparação não ficará alcoólica, e esse passo faz toda a diferença na construção de sabor do prato. 


Daqui por diante iremos adicionar o caldo, concha à concha, mexendo sempre, até o arroz estar totalmente cozido. Leva aproximadamente 15 a 20 minutos.


Quando o arroz estiver pronto, desligue o fogo e adicione o parmesão e em seguida a manteiga.

Ajuste o sal e a pimenta.


Servir 😉

Dica: Essa é uma base simples, pode ser consumido assim ou adicionando mais ingredientes.

Alguns opções são: palmito, tomate confit, camarão, abóbora com carne seca, funghi, e onde a sua imaginação permitir.

Se você seguir essa receita, não esqueça de postar nas suas redes sociais com a #receitadaLuMartini
Share
Tweet
Pin
Share
18 comentários

Você já teve curiosidade para saber onde e como surgiu o chocolate? 

O canal TED-Ed fez um breve documentário para contar a história do Chocolate pelos séculos, e em menos de cinco minutos você vai poder matar todas as suas curiosidades sobre esse assunto.


Share
Tweet
Pin
Share
11 comentários

Legitimamente brasileiro, originário da Amazônia, é bastante utilizado como matéria-prima de cosméticos como, shampoo, hidratantes, condicionadores, e máscaras para o cabelo. Na culinária é bastante conhecido pelo seu gosto exótico e suas propriedades anti-inflamatórias.
Riquíssimo em Vitamina C, fazendo dele ótimo para a firmeza da pele (está aí o uso nos cosméticos), também combate os radicas livres (assunto para outro post) que causam o envelhecimento precoce.
Com pouca quantidade ingerida dessa fruta rapidamente se sentirá saciado, pois é rico em fibras, o que também ajuda na regulação do intestino.

Excelente para perda de peso pois ajuda na regulação da função metabólica, em alguns lugares, como Estados Unidos por exemplo, ele é vendido em capsulas para ajudar em tal função. Isso se deve também à sua grande quantidade de vitamina C que, com suas quantidades reguladas no corpo a quantidade de cartinina (uma molécula já produzida pelo organismo, especificamente no fígado e rins, e estocada nos músculos, sua função é especialmente auxiliar a transformação de gordura em energia). Fornece boa energia, sendo comparado ao açaí, com o benefício de não conter cafeína, pois a cartinina transforma gordura em energia. Também combate, com uma ingestão regular, a fadiga e inflamações.
O cupuaçu pode ser consumido de várias maneiras. Suas sementes podem ser refinadas do mesmo modo que fazem com o cacau, e podem ser adicionadas em algumas bebidas, mas vocês sabiam que existe o chocolate, ou melhor, cupulate de cupuaçu?
É um produto totalmente orgânico, pois não são acrescentados flavorizantes e aromatizantes em sua composição, como no chocolate. O cupuaçu tem polpa e semente maiores, o que aumenta o tempo de fermentação e secagem. Por isso, o cupulate leva um pouco a mais de tempo para ser produzido do que o chocolate tradicional. Por outro lado, há a preservação do sabor da fruta, o que não acontece com a versão de cacau. Pode ser encontrado em barra, bombons e até como ingrediente de cafés e cervejas artesanais!
Fonte:http://www.maisequilibrio.com.br/nutricao/cupulate-o-chocolate-de-cupuacu-m0316-50719.html - https://www.mundoboaforma.com.br/13-beneficios-do-cupuacu-para-que-serve-e-propriedades/
Share
Tweet
Pin
Share
12 comentários
Hoje, 1 de Janeiro de 2019, um novo ano se inicia e com ele a famosa lista de metas se atualiza. Infinitas promessas a serem realizadas nesse novo ano que se aproxima. Mas, esse ano minha sugestão a você vai ser um pouco diferente, vou te aconselhar a fazer uma lista de coisas a NÃO serem feitas nesse novo ano. 





  1. NÃO se coloque em segundo plano. Muitas vezes em nossas vidas colocamos nossos sonhos, vontades e desejos de lado para poder de alguma forma agradar alguém. Não coloque nenhuma outra pessoa em sua frente, você é dono da sua vida, e não tem nada de errado nisso, você não estará sendo egoísta, você vai estar apenas se amando, porque a bíblia nos diz para amarmos Deus acima de todas as coisas e o nosso próximo como a nós mesmo, por isso, para você amar o próximo você precisa se amar primeiro ! Lembre-se: para cada sim indesejado que você diz para alguém é um não que você esta dizendo para você mesmo. 
  2. NÃO deixe que outras pessoas definam quem você é. Nos dias de hoje esta cada vez mais comum as pessoas darem opiniões não solicitadas sobre a vida alheia, muitas vezes essas opiniões vem apenas para machucar e confundir o outro, não dê ouvidos ! Você sabe quem você é, você sabe o seu valor, e ninguém é capaz de te definir, muito menos com palavras desagradáveis. Claro que existem pessoas que querem ajudar, mas cabe a você saber escolher quem vai ouvir.
  3. NÃO deixe para amanhã o que você pode fazer hoje. Eu sei, essa frase é bem clichê, e você provavelmente já ouviu isso milhares de vezes da sua mãe, porém todo clichê é um clichê por um motivo: é totalmente verdade! Os dias andam corridos, não temos tempo para coisas que antigamente eram prioridades em nossas vidas, nos preocupamos em fazer mais, produzir mais e deixamos algumas coisas para amanhã "ah, quando der eu faço", mas muitas dessas coisas são coisas que nos faziam felizes, então, nesse novo ano, não deixe a sua felicidade para amanhã, seja feliz hoje !
  4. NÃO terceirize a sua felicidade. Ser feliz é responsabilidade sua, não deixe isso para outra pessoa. Quando colocamos nossa felicidade em coisas ou pessoas existe uma grande possibilidade de sermos infelizes, porque até a pessoa que mais amamos uma hora pode nos decepcionar, e se todas as nossas fichas estiverem depositadas nela as consequências são mais dolorosas e difíceis de serem curadas.Mas, a partir do momento que somos felizes por conta própria, qualquer dor e decepção é mais fácil de ser superada e esquecida. 
  5. Não olhe para a grama do vizinho. Outro clichê, eu sei, mas, é fato que ninguém é feliz se comparando a outras pessoas. Aprenda a olhar o que de bom a vida te deu, aprenda a agradecer diariamente pelas pequenas coisas, com isso você irá perceber o quão lindo esta o seu jardim. Não foque nas flores mortas, elas você varre e joga fora, foque nas flores que ainda estão ali e molhe-as. Cultive mais flores todos os dias.
Espero, do fundo do meu coração que eu e você possamos conseguir a não fazer essas coisas em 2019, pois se formos bem sucedidos nisso, eu tenho certeza que esse novo ano será mais lindo, feliz e leve.

Beijos, e fiquem com Deus !
Share
Tweet
Pin
Share
1 comentários
Newer Posts
Older Posts

Sobre mim

Sobre mim
Luana de Oliveira Martini, nascida em 1994, casada desde 2012 e formada em Gastronomia.
Ama cozinhar, comer em bons lugares e principalmente dividir momentos felizes com as pessoas que ama.

Postagens mais visitadas

  • Fundos na Gastronomia
    O assunto de hoje vai ser sobre gastronomia, e vamos falar especialmente sobre fundos. Para o que server? Onde são usados? E como fazer...

Categories

Nutrição alimentação cozinha criticas gastronomia hamburguerias livros novidades receitas resenhas restaurantes top5 viagem zero lactose

Blog Archive

  • ▼  2019 (8)
    • ▼  junho (1)
      • Pizza Napolitana e Romana, qual a diferença entre ...
    • ►  abril (1)
      • TOP 5: Documentários sobre Gastronomia
    • ►  fevereiro (1)
      • Coco Bambu, o especialista em frutos do mar
    • ►  janeiro (5)
      • Centro Histórico Paraty - RJ
      • Receita - Risoto Básico
      • A História do chocolate em vídeo
      • Conheça o Cupuaçu
      • O que NÃO fazer em 2019 !
  • ►  2018 (19)
    • ►  dezembro (7)
    • ►  novembro (11)
    • ►  abril (1)

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Visualizações do Blog

"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." João 3:16

Created with by ThemeXpose | Distributed By Gooyaabi Templates